sexta-feira, 24 de julho de 2009

CAPÍTULO IV -INSPIRAÇÃO E AUTORIDADE DA BÍBLIA


Inspiração - " diz respeito ao método de receber,interpretar e relatar a verdade revelada por Deus ."
O Senhor revelou sua natureza e vontade ao homem por meio de anjos,sonhos,visões,natureza,escritos,vozes,lançamentos de sortes,voz intima da conçiência individual e seu filho ( " Havendo Deus antigamente falado muitas vezes,e de muitas maneiras,aos pais,pelos profetas ... " ) . Heb.1:1. O que Deus revelou foi recebido,interpretado e relatado pelos seus servos,os profetas.
A revelação pode ser transmitida oralmente ou relatada em forma de documentos.A atividade divina inspira e guia o homem em seu trabalho de interpretar e preservar a revelação.A bíblia personificando a revelação de Deus,é tanto humana quanto divina em sua origem,Inspiração é a atividade divina em que o Espírito Santo guia as mentes de homens selecionados e os torna instrumentos de Deus afim de comunicarem a revelação. No velho testamento o Senhor instruiu a Moisés para que colocasse palavras na boca de Arão, " ... E eu serei com a tua boca ... e vos ensinarei o que haveis de falar.E ele falará por ti ao povo;assim ele te será por boca,e tu lhe será por Deus" Ex. 4:15,16 . Mais tarde ,disse Deus: " ... Eis que te tenho posto como Deus a faraó,e Arão,será o teu profeta" Ex.7 : 1. O conceito nestas escrituras é que o profeta é aquele que fala palavras que Deus pôs em sua boca.Amós afirmou: "... Falou o Senhor Deus,quem não profetizará ? " Am.3 : 8 .Quando o profeta falava sobre o controle do Espírito Santo,ele declarava que a palavra era do Senhor: " ... E disse-me o Senhor " Isa. 40 : 5.Deus disse a Jeremias: "...Eis que ponho as minhas palavras na tua boca " Jer.1 : 9.
Três passagens do novo testamento apresentam a doutrina da inspiração : II Tim.3 : 16,17 : " Toda a escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar,para repreender,para corrigir,para instruir com justiça;para que o homem de Deus seja perfeito,e perfeitamente preparado para toda a boa obra." II Ped. 1:20,21 " ... Sabendo primeiramente isto : Que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens,mais os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo ". Heb.1:1." Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras,aos pais,pelos profetas,nestes últimos dias a nós nos falou pelo filho."
A bíblia ensina : a) Os escritos em vez dos escritores,é que são inspirados (II Tim. 3:16 "Toda escritura divinamente inspirada...).b) A bíblia é de origem divina ( II Tim. 3:16...inspirada por Deus " ).c) A bíblia é também,fruto do trabalho de escritores humanos ( II Ped. 1:21 " homens movidos pelo Espírito Santo falaram de Deus ").d) A profecia ou palavra que vinha de Deus, era primeiro falada,e depois escrita (II Ped.1:20,21;por implicação ).A escritura era falada pelos profetas.
A bíblia nos afirma que o homem era guiado pelo Espírito Santo,a receber,comunicar e relatar a palavra de Deus.O Espírito Santo foi e continua sendo a fonte da Inspiração.
Nenhum verdadeiro profeta poderia falar " Assim diz o Senhor", a não ser que tivesse um dom especial do Espírito Santo;ele devia ser movido pelo Espírito Santo " ( II Ped.1:21 ). Sob a direção do Espírito Santo,ele interpretava o sentido daquela revelação e a comunicação aos outros ( " ...homens ... ") .

O Espírito Santo está capacitado a fazer conhecida a mente de Deus aos homens espirituais.É bom lembrar, que as escrituras do novo testamento,ao descrever a inspiração,se referem aos livros do velho testamento. Os livros do novo testamento,ainda estavam no processo de serem escritos,e somente alguns tempos depois,foram reconhecidos como divinamente inspirados.O fato de que o novo testamento veio a ser reconhecido como : ( contendo a palavra de Deus),inspirada e autorizada ,estabelece a inspiração do velho testamento.

1 ) A OPINIÃO DE JESUS SOBRE A INSPIRAÇÃO:

Jesus,frequentemente citava as escrituras sagradas,dizendo: " - Está escrito ". Mar.12:36: Porém,Jesus não omitiu à atividade humana de Daví,que falou como instrumento nas mãos de Deus. Jesus considerou o velho testamento como contendo a palavra de Deus,inspirada e autorizada e autorizada.

Isso não nos leva a pensar que a autoridade e inspiração do Torah ( Velo Testamento ),venha a ser dominante por todos os séculos.Ele acreditava que Moisés havia escrito o Pentateuco : (Genesís,Êxodo,Levítico,Números e Deuteronômio ),e Daví os Salmos.Ele não considerava que Moisés tivesse falado a palavra final.Quando lhe perguntaram sobre a questão do divórcio ( Mat.19:2-9 ),ele citou Gen.2:24 e interpretou a escritura,dizendo que o homem e a mulher não deviam divorciar,os farzeus objectivaram à sua interpretação e se referiram a Deutoronômio 24:1,que permitia o divórcio,se por hipótese a mulher não fosse mais agradável,então,aos olhos do marido. Jesus,replicou-lhes: " Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres;Mais não foi assim desde o princípio".Mat.19:8.Apesar de Jesus reconhecer o velho testamento como inspirado e autorizado,ele mostra que algumas partes do mesmo já não podiam ser mais recebidas como autorizadas.Mas uma pessoa que não tenha a autoridade de Jesus,deve manter cautela ao tentar desmerecer qualquer passagem da bíblia,contida no velho testamento.
2) A OPINIÃO DOS APÓSTOLOS SOBRE A INSPIRAÇÃO :
A bíblia de Jesus e dos apóstolos era o velho testamento. Eles tiveram elevado conceito da inspiração e autoridade do velho testamento.No livro de At.1:16,disse Pedro: " Irmãos,convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Deus,acerca de Judas,que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus ". De acordo com esta passagem bíblica,Pedro cria que o velho testamento,continha a palavra de Deus,falada por Daví,sob a liderança do Espírito Santo.Mateus pensava de igual modo: " Ora,tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta ".Mat.1:22.
3) O NOVO TESTAMENTO É INSPIRADO :
Jesus,disse que seus ensinos vinham de Deus( Jo.7:17).Afirmou também que as palavras que ele lhes falava não procediam dele,mais do pai que morava nele(Jo.14:10 ).Disse que ele estava em Deus ( o pai ) e Deus estava nele ( o filho ).Estas afirmações são verídicas e os apóstolos estavam convencidos de que eram;as palavras de Jesus eram do pai,assim sendo,suas palavras descritas nos evangélhos,são palavras de Deus e palavra do homem.
O trabalho de Jesus era coordenado pelo Espírito de Deus e a sua vida sob o controle do Espírito Santo ( Mat. 3:16 ; 4:1;12:28 ). As palavras e ações de Jesus eram inspiradas,e os escritores acreditavam nisto quando eles estavam escrevendo os evangelhos.A inspiração tem referência a palavras,e palavras resultantes da ação do Espírito Santo.
4 ) PONTOS DE VISTAS : a ) LIBERAL - O ponto de vista liberal é,fundamentalmente,que a bíblia contém a palavra de Deus,ao lado das palavras dos homens . E eu lhes acrescento dizendo que nas escrituras sagradas contém palavras de Satanás,dizendo : " - S e tu és o filho de Deus fazei com que estas pedras se transformem em pães " . Mat.4:3. E momentos depois ,disse-lhe : " Tudo isto te darei se prostrado me adorares ". (v.9 ). Sendo estas infames palavras ,refutadas pelo filho de Deus, dizendo : " - Também está escrito : Não tentarás o Senhor teu Deus " (v.7 ).
b) NEO-LIBERAL - Kall Barth,esforçou-se em voltar do liberalismo a ortodoxia,aproximando-se bastante da velha teoria da inspiração verbal e da bíblia como expressão total da verdade.Ele acreditava que a palavra de Deus fora dada por Meios de homens falíveis e pecadores,mais o que é oferecido na bíblia é a palavra de Deus,e nada mais,nada menos.A bíblia é um dos meios pelos quais a palavra de Deus opera;e nisto também creio eu ! A escritura é uma testemunha daquela revelação,e se torna a forma ou o evento pelos quais Deus fala na medida que a lemos.Nem liberais,nem neo-ortodoxos acreditam que a bíblia seja a palavra de Deus.Os liberais mantém que a bíblia contém a palavra de Deus. E os neo-ortodoxos que a bíblia se torna a palavra de Deus.
5) ALGUMAS TEORIAS : a ) Teoria do ditado verbal - Segundo os ultra-conservadores ou fundamentalistas,Deus ditou as palavras aos profetas,que agiram como se fossem secretários,transmitindo relatórios.Alguns teólogos aceitaram essa teoria - " teoria estática da inspiração para toda a bíblia ". Não concordo com essa teoria,baseado no fato de que Deus tem usado agentes humanos ativos,e não simplesmente receptores passivos.Homens ativos,têm apresentado sua colaboração ao escreverem as escrituras. Rom.16:26 ; Heb.1:1 .
b) Teoria dinâmica - Os neo-evangélicos propõem que não são as palavras,mais os pensamentos ou as ideias que Deus inspirou.Deus deu os pensamentos aos profetas,os quais tiveram liberdade de relata-los ou transmiti-los em suas próprias culturas e palavras.Esta teoria explica-nos as diferêncas de personalidades e estilos literários que se referem evidentemente nas escrituras.Também mantêm que a bíblia é a palavra de Deus porque o sentido real ou a mensagem veio de Deus. O escritor bíblico põe as palavras de Deus no estilo de sua própria palavra humana.
c) Teoria da inspiração plena - Esta é a teoria dos conservadores.De acordo com a mesma,todas as palavras (verbais ) foram sopradas por Deus ( II Tim.3:16 ) . Deus deu plena expressão aos seus ensinamentos nas palavras do relato bíblico. Deus guiou os escritores em escolher as palavras que eram características de sua época e cultura,mas que expressavam adequadamente,a revelação divina.

Nenhum comentário: