sexta-feira, 24 de julho de 2009

CAPITULO III - A GEOGRAFIA DA BÍBLIA


A bíblia,começou a ser escrita no deserto do Sinai,no oriente médio,ao norte da África e do Egito;ao sul da Rússia,do Mar Negro,da Turquia e da Grécia ;ao Leste do Mar Mediterrâneo e ao Oeste da Jordânia e Síria;ao Sul do Líbano e Europa (Sul ). Moisés iniciou a escritura bíblica.
Ele escreveu fatos globais e universais,relatando toda a criação efetuada por Deus .Falou sobre o jardim do Éden na Mesopotâmia.Sobre a arca de Noé que pairou em Ararat na Arménia. Falou sobre Ur dos caldeus,de onde veio Abraão do Kuwait do petróleo de fogo de Sadam. Escreveu da Síria,Egito e de todo Israel,de Jeru e de Salém ( centro da terra ).
Israel foi muito próspero no reinado de Salomão que,comercializava com Tiro,Índia,Etiópia e outras. Implantou a siderurgia do cobre e, aumentou os impostos,levando o povo a miséria. Provocando o cisma ou a separação sob o reinado de Roboão,separando as dez tribos do norte das duas tribos do sul.
As tribos do norte,foram invadidas pela Assíria em 722 a.c. e as do sul,pela Babilónia em 604 a.c. As tribos do norte,poucos retornaram e se espalharam pelo mundo até o dia de hoje e, as de Judá,retornaram após Daniel,o que registra Esdras. Surgindo daí o período inter-bíblico até que ocorreu o início dos evangelhos;foram 400 anos sem história e consequentemente sem geografia.
A bíblia fez história no Egito,mas não fez escritas. Como a história geral registra fatos sumerianos em torno do ano 4 mil e fatos do Egito no ano 3500 a.c. ( pirâmides ) então nós da teologia,não podemos ignorar o que está cientificamente comprovado,assim,alguns comentaristas menos esclarecidos,estão errados ao afirmarem que o dilúvio de Noé ocorreu no ano 2200 e a criação de Adão e Eva no ano 3500,como querem afirmar vários comentaristas em vários comentários bíblicos.Daniel fez história na Babilónia no século 5 a.c. No meio de um povo que pensava que avida dependia dos astros e de sonhos.
O ponto central da bíblia é Cristo e consequentemente o ponto central da geografia é Belém. Cristo pregou em Israel,apenas,e seus apóstolos e dicipulos,até os confins da terra.São Paulo pregava em grego,nos países do oriente.São Pedro também fez várias viagens missionárias e ambos faleceram durante o governo de Nero. Vários cristãos eram atirados à arena,para alimento das feras famintas,sob aplausos da multidão do circo romano.
A geografia localizada, se encontra no final de qualquer bíblia;todo seminarista deve manusear para ampliar e ter um conhecimento especifico,das tribos,bem como das cidades.O Jordão era a fonte de vida para Israel,nasce ao norte no monte Hermon,forma a Galileia ( lago de 10 km. por 10 km ) termina no Mar Morto ao sul de Israel,sem peixes e sem vida e com dezena de minérios o que faz de Israel o pais mais rico do mundo.Resíduos de Sodoma e Gomorra. As dezenas de rios de Israel se tornaram apenas valas desérticas e onduladas.
O Jordão hoje não é mais aquele,hoje ele é estreito porque dele se estrai dezenas de irrigações e abastecimentos a cidades,além do que é poluído. O Mar Morto,está diminuindo,hoje 5km por 20 km,com vários hotéis turísticos as suas margens. Hoje a Cisjordânia,ocupa o espaço que eram as tribos de : Rubem,Gade e Manasses;a Síria o espaço da tribo de Dã e o Líbano a tribo de Aser.Jerusalém é a capital interna onde ficam o parlamento e sede nacional e Tel-aviv a capital internacinal onde ficam as embaixadas. Jerusalém é a capital das religiões:Cristianismo,Judaísmo e Islamismo.Onde peregrinam milhares de fiéis por dia,do que sobrevive 80% a economia de Israel.Israel vive em constante guerra,fria ou declarada,a Israel americana mantém constante ajuda à Israel oriental, a americana situa-se na colónia de judeus em Nova Iorque que é muito mais rica e poderosa que a soma dos judeus orientais.
São Paulo,viajou e escreveu em vários pontos da Ásia,Capadócia,Síria,Acaia,Macedónia,Sicília e Itália,além dos mares : Mediterrâneo,Adriático,Tirreno e Egeu.
Naquele tempo bíblico,apenas índios existiam no Brasil;vieram apartir do século XIX a.c. em caravanas e embarcações da Europa para as Américas ( Norte ,Central e Sul ) e não tiveram condições de retorno e se perderam pelas matas a dentro,perdendo a cultura e a civilização salvo os Incas e Astecas.

Nenhum comentário: