quinta-feira, 23 de julho de 2009

CAPITULO II - ORÍGEM DA BÍBLIA


A palavra "bíblia" procede da palavra grega biblia que significa " Livros pequenos ". Os livros da bíblia foram escritos originalmente em peças separadas do material próprio para a escrita daquele tempo. Os livros individuais foram usados independentemente uns dos outros durante muitos anos. Eventualmente os 39 livros do Velho Testamento foram reunidos num só volume. Mais de 1500 anos passaram durante o processo da escritura e reunião dos 66 livros do velho e do Novo Testamento num só volume- a bíblia.
Durante o último inverno de Paulo na prisão em Roma, ele escreveu a Timóteo : " - Procura vir ter comigo breve...Quando vieres,traz a capa que deixei em Trôade,em casa de Carpo,e os livros,especialmente os pergaminhos " . II Tim.4:9,13 - VIBB. A que se referiu Paulo quando usou as palavras bíblia ( livros ) e membrana ( pergaminhos ) ? Estas duas palavras esclarecem o tipo de material em que os escritos eram feitos.
Um biblion ( livro ) se referia principalmente a um rolo de papiro. O papiro era um tipo de material usado para se escrever,feito de junco,que crescia em pântanos. O caule da planta tinha cerca de 6 centímetros de diâmetros,era cortado em secções que mediam cerca de 30 centímetros,cada secção era aberta em toda a sua extensão,e a medula,cortada em tiras finas,que teriam 6 centímetros de largura e 30 centímetro de comprimento,e colocadas lado a lado. Uma segunda camada de tiras com fibras em ângulos retos à camada inferior,era colocada em cima, as duas camadas eram apertadas até que formassem um só tecido. Varias secções do material de escrita eram juntadas e enroladas em tamanhos convenientes. A rolos dessa natureza provavelmente é que Paulo se referia como bíblia ( livros ). Naturalmente os rolos pertencentes a Paulo incluem livros somente pertencentes ao velho testamento,a não ser que tivesse uma cópia primitiva das palavras e actividades de Jesus. A prática de se coser folhas de papiro e formar um livro com páginas não era comum,a não ser cem anos após a morte de Paulo.
O pergaminho constitui tipo diferente de material de escrita. Era feito de peles, ou melhor, de couro de gado,ovelhas,cabras e antílopes. O pêlo era retirado e o couro amaciado com pedras especialmente preparadas para essa finalidade. O pergaminho de qualidade superior era chamado vellum.Comummente era tingido de púrpura e se usavam tintas de ouro ou de prata sobre os mesmo.O nome " pergaminho " se originou da cidade de Pérgamo,da Ásia Menor,onde se fabricava o material com abundância no segundo século antes de Cristo,ao passo que o centro de produção do papiro era a região do delta do rio Nilo,no Egito.
Eventualmente a reunião dos livros do velho testamento e novo testamentos tornou se conhecida para os cristãos do mundo latino,que trataram a palavra como substantivo singular. A palavra portuguesa " bíblia " procede do latim - biblia. O termo já não indica mais material de escrita,mas mensagens escritas.
COMO CHEGOU ATÉ O BRASIL
Ao longo do tempo,milhares de pessoas dedicaram suas vidas a guardar e traduzir a bíblia,o que nos permite que hoje possamos tê la a disposição. " Nessa saga,verdadeiros márteris deram seu sangue para que a bíblia não fosse extirpada da sociedade,em muitos momentos dramáticos da história ", e a história é longa .
Desde que o Pr. João Ferreira de Almeida traduziu a bíblia para a língua portuguesa,ainda no século XVII,muitas dificuldades surgiram,entre as quais a falta de recursos, e até a oposição sistemática do clero da Igreja Católica,interessado em manter o povo afastado do conhecimento das escrituras sagradas,desde que o monge agostiniano Martinho Lutero causou a maior divisão da história do Cristianismo - A Reforma Protestante.Muitos anos depois e já no século XX, as bíblias utilizadas no Brasil vinham da Sociedade Bíblica Americana, com sede em Nova Yorque,todas em português arcaico,de difícil compreensão para o povo evangélico da época,majoritariamente constituído por pessoas de pouca ou nenhuma instrução. Durante a segunda guerra mundial,a situação ficou ainda pior,pois apesar do crescimento da demanda,sua distribuição sofreu drástica redução devido ao bombardeamento de navios no oceano atlântico ( as importações usavam o transporte marítimo ). No entanto, a escassez determinou o florescimento da industria gráfica nacional voltada para a fabricação de bíblias .
No dia 25 de Julho de 1943 marcou o inicio da impressa de bíblia no Brasil,através da Casa Publicadora Batista ,que comprou os direitos autorais da Sociedade Bíblica Americana e deu o " ponta pé inicial " na produção brasileira. Os primeiros exemplares custavam,na época,10 cruzeiros,mas já havia volumes luxuosos,com capas de couro,vendidos a 50 cruzeiros ( equivalente a 2 dólares e 50 cents ). Com o tempo,as escrituras distribuídas aqui,acabaram ganhando uma " cara " mais brasileira,com a adaptação de versões e inclusão de referências que foram sendo produzidas por pastores e estudiosos.Fonte " Mensageiro da Paz " , Dezembro de 1997,pág. 4 e 5 .

Nenhum comentário: